Ensino de ciências por investigação: uma incursão teórico-prática nos saberes do professor dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32030Palavras-chave:
Saberes docentes; Ensino de Ciências por investigação. Professores dos anos iniciais.Resumo
Muito se tem debatido sobre o uso da abordagem investigativa em Ciências por professores dos anos iniciais. Neste estudo, utilizamos a pesquisa formação para investigar como professores do fundamental I de uma escola Municipal mobilizaram saberes para elaborar uma sequência de ensino investigativo-SEI. A partir da ampliação de três grupos de Saberes pontuados por Carvalho e Gil Pérez (2005): Saberes Conceituais e Metodológicos, Saberes Integradores e Saberes Pedagógicos, identificamos que esses professores, embora possuam pouca experiência com conhecimentos específicos da Ciência, de forma contextualizada mobilizam saberes que concorrem para transformar o conteúdo de Ciências em práticas investigativas. Os resultados apresentados podem contribuir com ações formativas que buscam o aprimoramento desses professores para com o ensino de Ciências.
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