Ensino de ciências por investigação: uma incursão teórico-prática nos saberes do professor dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32030

Palavras-chave:

Saberes docentes; Ensino de Ciências por investigação. Professores dos anos iniciais.

Resumo

Muito se tem debatido sobre o uso da abordagem investigativa em Ciências por professores dos anos iniciais. Neste estudo, utilizamos a pesquisa formação para investigar como professores do fundamental I de uma escola Municipal mobilizaram saberes para elaborar uma sequência de ensino investigativo-SEI. A partir da ampliação de três grupos de Saberes pontuados por Carvalho e Gil Pérez (2005): Saberes Conceituais e Metodológicos, Saberes Integradores e Saberes Pedagógicos, identificamos que esses professores, embora possuam pouca experiência com conhecimentos específicos da Ciência, de forma contextualizada mobilizam saberes que concorrem para transformar o conteúdo de Ciências em práticas investigativas. Os resultados apresentados podem contribuir com ações formativas que buscam o aprimoramento desses professores para com o ensino de Ciências.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

OLIVEIRA DE BRITO, L.; FIREMAN , E. C. Ensino de ciências por investigação: uma incursão teórico-prática nos saberes do professor dos anos iniciais. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 304–328, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32030. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32030. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê