Análise de indicadores de metodologias ativas em sequências didáticas de ciências da natureza em um curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.32208Palavras-chave:
Metodologias Ativas; Ciências da Natureza; Formação Inicial.Resumo
As metodologias ativas são um conjunto de metodologias que centralizam o estudante no processo de aprendizagem, propiciando situações para que possam atuar, refletir e argumentar sobre sua realidade, permitindo a tomada de decisões, pois nessa relação dialógica professor e estudante, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa atuar como facilitador, enquanto o estudante torna-se protagonista de sua aprendizagem. Confluindo com o exposto, os documentos normativos consideram que a aprendizagem do ensino de ciências deve ter como enfoque atividades que propiciem aos estudantes investigação e colaboração. Nesse contexto, como podemos desenvolver atividades tendo como base as metodologias ativas? Quais fatores precisam ser levados em consideração? Diante desse cenário, o presente artigo tem por objetivo analisar e discutir alguns indicadores de Metodologias Ativas (MAs) proposto por Ventura (2019), em três sequências didáticas elaboradas por discentes do curso de pedagogia em uma disciplina de Metodologias e Práticas do Ensino de Ciências, em uma universidade pública do Paraná, através de uma análise qualitativa e documental dos planejamentos elaborados. Com base na análise dos dados foi possível identificar quatro indicadores de MAs, nas dimensões relacional e pedagógica, a partir das quais foi possível discutir acerca das estratégias didáticas elaboradas por professores dos anos iniciais.
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