Amarrações entre o currículo e as avaliações externas na América Latina: tramas, emaranhados e disputas neoliberais
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34288Palavras-chave:
América Latina; Avaliação; Currículo.Resumo
Esta pesquisa analisa as amarrações entre os temas do currículo e das avaliações externas na América Latina, com foco nos relatórios de Análisis Curricular Regional Comparativo y Explicativo (ERCE 2019) nos seguintes países: Argentina, Brasil e Paraguai. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, com prioridade a referenciais teóricos dos países abarcados pela pesquisa. Identifica-se a UNESCO como agente indutor para implantação de ações e reformas educacionais com foco em políticas de resultados, adesão a programas de avaliações externas internacionais e criação de instrumentos nacionais que possam não apenas fornecer dados sobre o sistema educacional, mas favorecer o monitoramento da “qualidade” da educação, mensurada pelo viés das avaliações. Essas, por sua vez, atreladas a um olhar para o currículo padronizado, que desconsidera a pluralidade e a diversidade social e cultural de cada país. Nesse contexto, o Paraguai apresenta contrapontos à padronização, especialmente ao atribuir lugar, em algumas escolas, aos saberes dos povos originários.
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