Políticas curriculares e de avaliação para a educação infantil: considerações sobre a noção de aprendizagem precoce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.35671

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala; Currículo; Baby PISA

Resumo

O objetivo desse texto é analisar a relação entre políticas curriculares e avaliação para a educação infantil, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular e da noção de aprendizagem precoce defendida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A pesquisa de abordagem qualitativa, contou com análise documental e bibliográfica. Os principais resultados indicam a aproximação da BNCC das orientações internacionais de padronização curricular com a intenção de ajustar os currículos escolares às avaliações em larga escala. Essa tendência também é identificada para a Educação Infantil, sendo que nas orientações da OCDE, é apresentada a partir da noção de aprendizagem precoce expressa no Baby PISA.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

SANDRI, S.; LIMA, F. H. de. Políticas curriculares e de avaliação para a educação infantil: considerações sobre a noção de aprendizagem precoce. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 216–242, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.35671. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/35671. Acesso em: 21 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS