Diagnóstico de clima organizacional em uma indústria de alimentos catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v4i1.16668
Agências de fomento

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o de diagnosticar o clima organizacional existente na Dihêlo indústria de alimentos de São Miguel do Oeste/SC. Trata-se de um estudo de caso único cujos dados foram coletados por meio pesquisa censitária através de questionários elaborados com escala Likert, a partir do modelo A3 de Oliveira (1995). Os resultados apontam que os colaboradores se apresentam satisfeitos com a maioria dos itens do referido questionário, e que a fonte de insatisfação destes reside no salário recebido, benefícios oferecidos pela empresa, estabilidade no emprego, importância do trabalho, recompensas justas e ambiente físico. O questionário elaborado por Oliveira (1995) representa uma importante ferramenta aos gestores de recursos humanos que desejarem auferir o nível de satisfação do clima organizacional de suas empresas, o que foi evidenciado por meio desta pesquisa.

Biografia do Autor

Marcos Ferasso, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Administração (2002) e Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005). Especialista Internacional em Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho - Nações Unidas, Turim, Itália (2006). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de mestrado na Euromed-Marseille Ecole de Management - Marseille, França (2008), onde atuou como Visiting Professor (Exchange student). Atualmente, é Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná com estágio doutoral no Forsyth Technical Community College, Winston-Salem, NC, Estados Unidos da América. Possui aperfeiçoamento em Gestão estratégica de desenvolvimento local e regional pelo CEPAL/ONU, Santiago de Chile, Chile (2006). Atua na pesquisa, ensino e extensão de Administração, principalmente nos seguintes temas: Administração geral, gestão do conhecimento, gestão da inovação, clusters ou arranjos produtivos locais, ecossistemas de inovação, empreendedorismo, estratégia e pequenas e médias empresas, e métodos de pesquisa em Administração.

Downloads

Publicado

14-06-2017

Como Citar

FERASSO, M. Diagnóstico de clima organizacional em uma indústria de alimentos catarinense. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 16–32, 2017. DOI: 10.48075/comsus.v4i1.16668. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/16668. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos