Bicicleta e integração intermodal: estudo para implantação de ciclovias de ligação em Cascavel/PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.21088
Agências de fomento
Resumo
Em 2013 o Município de Cascavel/PR firmou contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) que previa várias obras de urbanização. Dentre essas obras foram previstas: a revitalização das três avenidas principais da cidade, a construção de três terminais de transporte coletivo e a implantação de dois parques ambientais. Nestes projetos, houve previsão de implantação de ciclovias, sendo que algumas dessas obras cicloviárias já foram executadas. Contudo, a infraestrutura cicloviária está segregada, não possuindo ligação entre as ciclovias implantadas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi definir vias para implantação de ciclofaixas que façam a ligação entre as ciclovias implantadas, os parques ambientais e os terminais de transbordo, buscando com essa proposta facilitar a integração intermodal e formar uma malha cicloviária inicial que proporcionará um deslocamento seguro aos usuários da bicicleta, incentivando este tipo de modal. Para a definição da malha cicloviária, as vias foram analisadas individualmente e formando trajetos, com duas ou mais vias. Através dessa avaliação, notamos que o desafio da construção de ciclovias em algumas ruas da cidade se dá por conta principalmente da ausência de vegetação, de arborização urbana e de fachadas ativas. Dessa forma os trajetos são inseguros e sem atratividade aos usuários da bicicleta, podendo ser resolvidos com melhoria na arborização urbana e intercalando trajetos entre áreas residenciais e comerciais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
25-03-2020
Como Citar
CAETANO DA SILVA, J.; LAGO, S. M. S. Bicicleta e integração intermodal: estudo para implantação de ciclovias de ligação em Cascavel/PR. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 150–166, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i1.21088. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21088. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Relatos Técnicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.