Atribuição de tarefas no serviço público: uma solução a partir da inteligência artificial generativa
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v12i1.34517Resumo
Este estudo propõe otimizar o processo de atribuição de tarefas na Secretaria Municipal de Obras (SMO) de Uberlândia utilizando uma abordagem de interação humano-máquina. A organização tem foco na fiscalização de obras públicas e a pesquisa identifica desafios como atrasos, custos elevados e assimetrias na carga de trabalho decorrentes da falta de um sistema estruturado. A metodologia baseia-se na análise do processo existente, na aplicação de tecnologias de automatização e no uso de inteligência artificial, buscando uma alocação mais justa e eficiente. Como resultado, é apresentado uma proposta de processo para a SMO e um modelo para a criação de processos de atribuição de tarefas em outros contextos, potencialmente aplicável em outras organizações. O estudo contribui para uma gestão de recursos mais eficiente e para a entrega de serviços de maior qualidade à população.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.