Caracterização dos produtos e serviços da cadeia produtiva de sisal no estado da Bahia
uma visão das organizações produtivas
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v12i1.35330Resumen
A Cadeia Produtiva da fibra natural da Agave sisalana Perrine Ex. Engelm. (Asparagaceae) possui um importante papel social, político e econômico no Semiárido Brasileiro, especialmente no estado da Bahia. Essa fibra natural possui um notável protagonismo nos mercados internos e externos, embora apresente poucos ou deficientes dados sobre os atores dessa Cadeia Produtiva. Neste artigo, objetiva-se contribuir para esse cenário por meio da agregação de conhecimento estruturado da Cadeia Produtiva do Sisal, ou melhor, da Cadeia Produtiva da fibra natural da Agave sisalana Perrine Ex. Engelm. (Asparagaceae), cuja importância sociopolítica e econômica é fortemente evidenciada no Semiárido Brasileiro, especialmente no estado da Bahia. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com os atores jurídicos desse ciclo produtivo por meio virtual. Concluiu-se que há uma deficiência estrutural na administração endógena dessa cadeia ao se verificar que serviços e produtos fornecidos a outros elos não são, possivelmente, considerados como expressivos no que se refere ao fornecimento de serviços e produtos que suportam essa Cadeia e que se concretiza no produto final.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.