Política Verde: Novo Paradigma das Relações Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v2i1.12970Keywords:
Política Verde, Ecodesenvolvimento, SustentabilidadeAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar, por intermédio de levantamento bibliográfico, os principais conceitos e ideias que constituem o paradigma da ‘política verde’ nas Relações Internacionais. Esta novo movimento vem, por meio de seus mais renomados autores, realizando incisivas críticas ao modelo capitalista utilitarista-reducionista vigente, ao mesmo tempo em que propõe uma revolução completa em todo o fazer humano, principalmente nas relações entre os seres humanos com a natureza devido a inquestionável crise socioambiental que assola a sociedade contemporânea. Neste sentido os “verdes” preconizam o ecocentrismo, ou seja, que existe uma clara necessidade de impor limites ao crescimento para não extrapolarmos a resiliência socioambiental da biosfera, que pode ser efetivada com uma gestão dos recursos naturais mais racionalizada em torno de uma agência internacional com competências eficazes para a manutenção da integridade da biosfera em longo prazo.Downloads
Published
01-01-2000
How to Cite
MATTIELLO, R.; BRANDALISE, L. T. Política Verde: Novo Paradigma das Relações Internacionais. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–14, 2000. DOI: 10.48075/comsus.v2i1.12970. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/12970. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.