Viabilidade Econômica e Sustentabilidade, Relações Antagônicas ou Complementares?
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v2i1.12973Keywords:
Finanças corporativas, Sustentabilidade, Viabilidade econômica, Desenvolvimento econômico.Abstract
objetivo deste artigo é discutir a viabilidade econômica das empresas e a sustentabilidade como aspectos da gestão empresarial contemporânea. A viabilidade econômica foi polarizada durante séculos como o argumento central do desenvolvimento econômico, porém, conduziu o mundo a situação de crises múltiplas e a um grande desafio para as empresas, o de alcançar um modelo de negócio sustentável e menos predatório, sem gerar riscos para o negócio, sem desviá-los do core business e sem elevar os custos e perder lucratividade. Para discutir essa relação, realizamos um estudo partindo de uma análise bibliográfica focada em duas áreas: a viabilidade econômica baseada na moderna teoria de finanças e a responsabilidade social como aspecto determinante do sucesso dos negócios. Em seguida realizamos a análise de desempenho financeiro de empresas integrantes do Ibovespa (índice principal da bolsa de valores de São Paulo) comparando-as com empresas integrantes do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da mesma bolsa estabelecendo como condição que cada empresa analisada não fosse integrante dos dois índices simultaneamente. Os resultados apontam a existência de diferenças positivas de desempenho das empresas do ISE em relação às empresas do Ibovespa, confirmando a proposição levantada neste trabalho de que as empresas podem ser economicamente viáveis e sustentáveis simultaneamente e que os dois aspectos não são mutuamente excludentes. Este trabalho pode contribuir para a academia e para a gestão empresarial na medida em que provoca uma reflexão sobre a associação da sustentabilidade e da viabilidade econômica de negócios de forma complementar.Downloads
Published
01-01-2000
How to Cite
CARVALHO, A. O. de; CIRANI, C. B. S.; RIBEIRO, I.; CINTRA, R. F. Viabilidade Econômica e Sustentabilidade, Relações Antagônicas ou Complementares?. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 63–75, 2000. DOI: 10.48075/comsus.v2i1.12973. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/12973. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.