A utilização do Termo de Abertura de Projetos (TAP) como ferramenta para elaboração de propostas e planos de trabalhos no município de Guaíra PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20331Keywords:
Administração Pública, Gerenciamento de Projetos, Transferências Voluntarias, Termo de Abertura de Projetos.Abstract
Este relato objetiva analisar e demonstrar como os conceitos de gerenciamento de projetos e suas ferramentas, mais especificamente o uso do Termo de Abertura do Projeto(TAP), podem auxiliar os gestores públicos na elaboração de propostas e planos de trabalho para captação de recursos via transferências voluntárias oriundas do Governo Federal e registradas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, o SICONV. Como suporte teórico pautou-se nos conceitos de gestão de projetos usados pelo Project Managament Institute(PMI) e da Reforma Administrativa do Estado Brasileiro no processo da Nova Administração Pública. O método utilizado foi quanto aos objetivos, pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos, estudo de caso, quanto à abordagem do problema, pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado na Prefeitura do Município de Guaíra, Paraná, durante o período de dezembro de 2017 a maio de 2018 utilizando o modelo de TAP usado pela Fundação Parque Tecnológico de Itaipu devida a sua disseminação na região onde está inserido o Município. Observou-se que a utilização da ferramenta dentro de um contexto de transferência de conhecimento e consequente mudança de cultura organizacional é benéfica não só para a captação de recursos, mas como para a redução dos riscos, aumento dos benefícios e amadurecimento em gestão de projetos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.