A controlabilidade (SCG) como propulsora do alinhamento entre o comportamento planejado e cenário ético-organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i3.27474Abstract
A contabilidade sustenta-se em meio às influências de aspectos econômicos, políticos, culturais e históricos; dessa forma, essa ciência pode contribuir, por meio de controles gerenciais, a fim de conduzi-los a uma conduta ética e identificar aspectos associados a questões comportamentais, haja visto o sistema de controle gerencial relacionar-se às ações comportamentais dos indivíduos, direcionando-os ao cumprimento dos objetivos da instituição. Nessa perspectiva, esse estudo teve por objetivo discutir a validação do instrumento de pesquisa possível de captar a controlabilidade (SCG) como propulsora do alinhamento entre o comportamento planejado e cenário ético-organizacionais. Para o alcance do objetivo, discutiu-se a teoria e utilizou-se da metodologia de pesquisa descritivo-exploratória, quantitativa e transversal. Recorreu-se a um levantamento por meio da aplicabilidade de um instrumento submetido à validade de conteúdo, com o crivo de etapas que consistiram desde análise critica por especialistas até a realização e adequação de pré-testes até o instrumento e o desenho teórico mostrar-se conceitualmente adequado e compreensível aos sujeitos. Foi aplicado em duas etapas a 23 sujeitos em níveis de escolaridade distintos para a avaliação preliminar da consistência interna. Após a validade conceitual fez a validação do desenho teórico por meio da determinação da confiabilidade composta que avaliou a consistência interna, a confiabilidade do indicador individual e a variância média extraída (AVE) que verificou a validade convergente e o critério de Fornell-Larcker foi utilizado para avaliar a validade discriminante, isso permitiu determinar a qualidade da mensuração do modelo. Os resultados indicam que o modelo é capaz de representar e captar a qualidade do modelo de pesquisa. Essa pesquisa poderá contribuir para estudos na linha de pesquisa em ética organizacional e sistemas de controles gerenciais. Para futuras pesquisas recomenda-se a implementação do modelo conceitual para a validação das hipóteses. A pesquisa contribui teórica, empírica e socialmente. Em destaque a contribuição de forma empírica pela proposição de cenários projetistas (simuladores de uma situação hipotética) ético-organizacionais a fim de apresentar aos participantes cenários cuidadosamente construídos e realistas para avaliar as intenções, atitudes e comportamentos, aumentando assim o realismo instrumental, e por neutralizar a percepção pessoal do respondente ao avaliar SCG e ética restrito a sua base comportamental.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.