Competências coletivas no âmbito da gestão de projetos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v4i2.18413
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Competências coletivas, Gestão de Projetos, Maturidade

Resumen

O significado de competência frequentemente pode ser compreendido como a capacidade de indivíduos, de uma coletividade de pessoas ou de uma organização paa mobilizar e combinar recursos, sejam estes conhecimentos, habilidades ou know how, objetivando realizar atividades ou determinadas ações. Quando o foco destas ações visa gerar direcionamentos estratégicos, aliados à competências coletivas ou individuais, torna-se imprescindível identificar quais competências são mais relevantes. Esta é a finalidade deste estudo, que buscou conhecer o contexto de competências coletivas no âmbito da gestão de projetos, apresentando as principais características que essa combinação produz e ao mesmo tempo verificando as competências esseniais e necessárias para as organizações. Verificou-se que os estudos sobre competências em gestão de projetos estão concentrados na figura do gerente de projetos e apenas poucos estudos procuraram identificar competência pelo time de projetos.

Biografía del autor/a

Jairo Cardoso Oliveira, Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração PPGA UNINOVE. Mestre em Gestão de Projetos  MPGP UNINOVE

Publicado

21-12-2017

Cómo citar

OLIVEIRA, J. C.; BARZOTTO, L. C. Competências coletivas no âmbito da gestão de projetos. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 76–86, 2017. DOI: 10.48075/comsus.v4i2.18413. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/18413. Acesso em: 16 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos