Plano Diretor Municipal: Percepção de gestores públicos no processo de elaboração e revisão
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20601Palabras clave:
Administração, Gestão, Administração PúblicaResumen
RESUMO
O Plano Diretor busca orientar os municípios quanto ao seu ordenamento urbano, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas. É elaborado em forma de lei visando a ordem e fiscalização. Após sua elaboração tem período de validade determinado. Este relato técnico buscou verificar a aplicabilidade e conhecimento dos gestores sobre o Plano Diretor no município de Boa Vista da Aparecida - PR. O objetivo é analisar a percepção dos gestores no processo de elaboração e revisão do Plano Diretor Municipal, levando em consideração a necessidade perante a legislação da reformulação do Plano Diretor no município em estudo. Foi realizado um estudo de caso, com aplicação de questionário, interrogando os gestores públicos do poder executivo e aos vereadores poder legislativo. Os resultados foram identificados com o processamento dos questionários em software SPSS, sendo análise de frequência e tabela de referência cruzada. Verificou-se que o Plano Diretor não é tratado com relevância entre as secretarias da repartição pública municipal, e o conhecimento dos gestores acerca do Plano Diretor é limitado.
PALAVRAS CHAVE: Ordenamento Urbano. Estatuto das Cidades. Percepção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.