Mensuração da competitividade nas exportações agropecuárias: uma análise empírica.
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i3.23640Palavras-chave:
Agronegócio, Comércio Internacional, Constant Market Share, Índice de Vantagem ComparativaResumo
A competitividade durante séculos vem sendo cenário de diversas discussões de sua mensuração. E este é um importante campo a ser estudo, devido a ele ser levado em consideração nas perspectivas cientificas. Assim, se encontra o quão um produto, ou nação é competitiva através dos métodos existentes, como estão sendo aplicados e quais os principais estudiosos sobre o tema. Diante disso, este trabalho buscou identificar as metodologias mais usadas para mensurar a competitividade das exportações no mundo, com destaque para Brasil, utilizando-se de uma revisão bibliométrica como metodologia. Existem muitos métodos disponíveis para essa mensuração, sendo a mais usada com os termos da pesquisa o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR), Constant Market Share (CMS) e Índice de Orientação Regional (IOR) as mais utilizadas no mundo e no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.