Concepções teóricas sobre accountability
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v10i1.32323Resumo
Diante das dissidências acerca do significado da accountability na língua portuguesa, da falta de um conceito uniforme na literatura brasileira e da inexistência ou clareza dos limites que permeiam a temática à inserção organizacional. Este estudo propôs como objetivo uniformizar a imersão conceitual disposta nas principais literaturas internacionais sobre a accountability com as principais acepções teóricas brasileiras exploradas. Foram pesquisados diversos trabalhos nacionais e internacionais, que traziam conceitos, entendimentos e classificações da accountability, e, buscou-se nessas pesquisas as principais características e elementos conceituais apresentados, reunindo, por sua vez, as principais classificações tipológicas e similaridades quanto às abordagens sobre accountability. Os resultados obtidos mediante a comparação entre os trabalhos e unificação destes, demonstraram que a accountability é normalmente ligada a conceitos de responsabilização, controle e prestação de contas. Ademais, a essa denominação e seus respectivos empregos encontrados, notou-se tanto nos estudos nacionais quanto internacionais que seu aporte teórico empregado tem servido a uma abordagem diária e sistêmica nas entidades organizacionais, sobretudo às instituições públicas. Desta forma, entende-se que existe uma grande preocupação com as ações daqueles que exercem atividades de caráter público. Como contribuição, este estudo avança com a proposta de sistematização dos conceitos e classificação da accountability, apresentando entendimento uniforme entre seus doutrinadores, independente do espectro da usabilidade organizacional pública ou privada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.