SABERES PERTINENTES PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.10712Palavras-chave:
Educação de surdos. Formação de professores. Língua Brasileira de SinaisResumo
Este ensaio de natureza bibliográfico-analítica tem por objetivos evidenciar a educação de surdos a partir de um recorte histórico, abordando a formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva, assim como analisar os avanços e os desafios do Curso de Formação de Professores em Libras na cidade de Parauapebas, sudeste do Pará e como este contribui com o processo de inclusão educacional no município. Propomos uma discussão sobre a política de inclusão na escola regular, da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais na oferta e fortalecimento do Atendimento Educacional Especializado e como a aquisição da Língua de Sinais reflete na criação de novas estratégias de aprendizagem no contexto da sala de aula. Utilizamos a metodologia qualitativo-descritiva refletindo com alguns autores, para isso analisamos dados a partir de questionários e entrevistas. Esperamos que a presente produção possa incitar antigas e novas discussões no que se refere à escolarização de surdos e a formação de docentes com ações inclusivas.
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