UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.12175
Agências de fomento
CNPQ
Palavras-chave:
Aprendizagem móvel, Dispositivos móveis, Ensino FundamentalResumo
Neste artigo são apresentados os resultados obtidos de uma revisão da literatura sobre aprendizagem móvel na educação básica. Tem como objetivo expor evidências teóricas e empíricas relacionadas ao uso de dispositivos móveis nas práticas colaborativas no âmbito educacional pelos alunos e professores. Desta forma, buscou-se analisar pesquisas que tratam sobre as estratégias pedagógicas do uso de dispositivos móveis na escola, como também em aulas de campo. As pesquisas relacionadas ao objetivo central deste estudo admitiram o levantamento científico nas seguintes fontes: banco de teses e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além dos mais conhecidos indexadores de literatura científica de abrangência temática geral: Scientific Electronic Library Online - SciELO e Web of Science com as listas de referências citadas de artigos considerados mais importantes por especialistas em sua área de atuação. Os resultados mostraram que as áreas de conhecimento foram investigadas e boa parte foca nos discentes e seus desempenhos ao utilizarem os dispositivos móveis de forma individual. A prática docente foi pouco explorada e se deteve a organização das atividades pelos pesquisadores. Existe uma carência de estudos que abordem a aprendizagem móvel na educação básica.Downloads
Publicado
20-12-2017
Como Citar
NASCIMENTO, K. A. S. do; CASTRO FILHO, J. A. de. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.12175. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12175. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.