FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTOS DE INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13335Palavras-chave:
Formação do leitor, jornal escolar, teatroResumo
Preocupados as dificuldades de leitura dos alunos de Ensino Médio, graduandos do curso de Letras, ao pesquisarem e refletirem sobre o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos estudantes, passaram também a se desenvolver como formadores de leitores. Este artigo analisa as estratégias de atuação utilizadas pelos graduandos para criar contextos em que os alunos interagissem socialmente através de práticas que incluíssem atividades de leitura e escrita e que consistiram na redação e produção do jornal da escola e na montagem de peças teatrais com base em textos literários. O presente estudo toma como referência as ideias de Irandé Antunes, Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar sobre formação de leitores, de Célestin Freinet sobre o texto livre e de Paulo Coimbra Guedes, Clecio Bunzen e Márcia Mendonça acerca do ensino da Língua Portuguesa. Tanto as práticas quanto a reflexão realizada devem muito ao entendimento de Bordini e Aguiar de que o leitor torna-se construtor do processo de leitura com base na escolha de significados a serem atribuídos a um texto dentro de um conjunto limitado que o mesmo oferece. Não obstante, as autoras ainda defendem a utilização da leitura em atividades que a pressupõem como instrumento de interação social, de modo que ela não baste por si mesma, mas seja um instrumento para a participação do indivíduo na sociedade. Dessa maneira, os alunos do Ensino Médio tornaram-se escritores e leitores no processo de elaboração do jornal, atores e plateia na composição e na encenação de suas peças. Já os estudantes de Letras puderam aliar a pesquisa ao ensino e se capacitar como formadores de leitores.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
07-06-2016
Como Citar
CECCAGNO, D.; MESQUITA, S. B. de. FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTOS DE INTERAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13335. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13335. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.