A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADEA FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.13582Palavras-chave:
Formação, Interdisciplinaridade, Prática educativaResumo
Neste artigo se evidenciam os resultados de um trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos licenciandos do curso de letras, em conjunto com três professores do DCHT, Campus XVI da UNEB. A proposta foi a de promover a integração de conteúdos em três componentes curriculares do primeiro semestre, quais sejam: LE0084 – Estabelecimento dos Estudos Linguísticos, LE0002 – Significação e Contexto e ED0025 – Prática Pedagógica I, com vistas a demarcar a relevância de atividades interdisciplinares como proposta de formação e de avaliação do professor de língua portuguesa. O projeto desenvolveu-se de forma processual e sistemática a partir de reflexões teóricas em sala de aula que culminaram em atividade de produção textual, por meio de oficinas, seguida da realização de seminário envolvendo estudantes de todos os semestres. A fundamentação teórica que se adotou para o encaminhamento da atividade, pautou-se nas reflexões linguísticas a cerca da natureza dos nomes com enfoque na função social do uso das palavras. Neste sentido, trilhou-se pelas ideias saussurianas sobre a estrutura da linguagem. Recorreu-se ainda a Paulo Freire (1996) e Fazenda (1994) na perspectiva de fundamentar as competências e habilidades inerentes ao professor, visando associar as ideias destes autores às exigências que na escola hoje se fazem aos professores de língua materna. A atividade permitiu, entre outras coisas, que os estudantes compreendessem o papel da universidade na formação dos profissionais de letras, focando a interdisciplinaridade não como um exercício que só se faz pós formação acadêmica, mas sim durante a formação universitária. Esse projeto foi percebido como uma possibilidade prática de se realizar atividades similares na educação básica, gabaritando o estudante de letras a exercer com maior autonomia, criticidade e reflexão a sua formação universitária.Downloads
Publicado
29-11-2016
Como Citar
SILVA, F. O. da; MADUREIRA, A. L. G. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADEA FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i23.13582. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13582. Acesso em: 18 abr. 2025.
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Artigos e Ensaios
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