INTERFACE TEÓRICA ENTRE O PROTAGONISMO E A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.14613
Agências de fomento
Palavras-chave:
Protagonismo Juvenil. Empreendedorismo. Prática pedagógicaResumo
Uma educação empreendedora que vá ao encontro dos pressupostos do protagonismo do aluno, é fundamental na busca de um ensino diferenciado e de qualidade. Este estudo objetivou estabelecer aproximações teóricas entre o protagonismo e a educação empreendedora. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, do tipo bibliográfico. As reflexões estão amparadas teoricamente em Rinaldi (2002), Mallaguzzi (1999), Dolabela (2008) e Lopes (2010), entre outros. As temáticas entrelaçam-se principalmente pelo fato de estarem voltadas à formação de indivíduos mais ativos e autônomos na sociedade, o que, acredita-se, implica diretamente nas práticas pedagógicas escolares. Também foram identificados como pontos de encontro o fato de ambas as temáticas desenvolverem práticas pedagógicas que valorizem o interesse dos estudantes e sua participação ativa na construção do próprio conhecimento; o fato de acarretarem no aluno, enquanto cidadão, uma postura ativa, crítica e empreendedora no contexto em que está inserido; e por demandarem um professor mediador, questionador, problematização e incentivador. Com base nas ideias desenvolvidas neste trabalho, foi possível observar que, quando a escola e o professor abrem espaços para a participação e o protagonismo desde a infância, o empreendedorismo poderá emergir nas relações que se estabelecem no meio social.Downloads
Publicado
29-08-2018
Como Citar
NEUMANN MARTINS, S.; SILVA DA SILVA, J.; DIESEL, A.; COSTA SCHNEIDER, M. INTERFACE TEÓRICA ENTRE O PROTAGONISMO E A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.14613, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.14613. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14613. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.