ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES DE CONTRATURNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.15544
Agências de fomento
Capes
Palavras-chave:
Ampliação da jornada escolar. Ensino de Ciências. Programa Mais Educação. Complementação Curricular. Educação Ambiental.Resumo
A diminuição das desigualdades educacionais por meio do aumento da jornada escolar é defendida por programas de governo nas diferentes esferas, permitindo que as escolas escolham atividades que contemplem as demandas educacionais de seus alunos. Nesse sentido, buscou-se analisar como as atividades em contraturno, que contemplam o ensino de educação ambiental, estão estruturadas na cidade de Cascavel-PR. Para tanto, foi realizada uma análise documental das propostas das escolas estaduais inseridas no programa Mais Educação (Federal) e/ou no programa de Atividades de Complementação Curricular em Contraturno (Estadual/Paraná). A análise investigou os tipos de conteúdos contemplados e evidenciou que as propostas analisadas apresentam poucos conteúdos conceituais e falta de consistência entre esses e os conteúdos atitudinais e procedimentais. Também foi possível perceber nos documentos analisados a ênfase na Educação Ambiental crítica, antropocêntrica e sustentável.Downloads
Publicado
01-10-2018
Como Citar
UBINSKI, J. A. da S.; MEGLHIORATTI, F. A. ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES DE CONTRATURNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.15544, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.15544. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15544. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.