A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE O ESTADO CAPITALISTA E AS POLÍTICAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.16092Resumo
O objetivo do artigo consiste em analisar as características do Estado Capitalista, considerando as formas de organização que este foi assumindo no cenário histórico, a partir do século XVIII, assim como sua relação com as políticas sociais. Utilizamos de estudos que analisam o Estado Capitalista e as Políticas Sociais. Evidencia-se que as políticas sociais são resultantes dos embates das forças sociais, onde a luta de classes e a relação de dominação de uma classe sobre a outra precisa ser mediada pelo Estado. Desta forma, a garantia de um mínimo, faz-se necessária, à medida que possibilita o trabalhador manter-se ativo no processo produtivo, por meio da venda de sua força de trabalho. Salienta-se que o estudo faz parte da dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Nível de Mestrado/PPGE, na UNIOESTE/Cascavel, cujo objetivo consistiu na análise dos princípios pedagógicos referentes à formação discente contidos na legislação voltada aoensino médio e à educação profissional técnica de nível médio, após a LDB 9394/96.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BECKER, D. A. R.; VIRIATO, E. O. A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE O ESTADO CAPITALISTA E AS POLÍTICAS SOCIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i23.16092. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16092. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXII
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.