FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA UNIVERSIDADE DE TERCEIRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1663Palavras-chave:
Educação superior, Ensino especial, Terceira Idade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade da Terceira Idade (UNATI).Resumo
Apresenta os resultados de pesquisa exploratória na perspectiva do Ensino Superior, sobre as qualificações e habilitações dos docentes nas Universidades da Terceira Idade (UNATIS). Discorre sobre a visão contemporânea da velhice, os conhecimentos básicos para um docente que trabalha com a terceira idade e as relações entre Educação e Gerontologia. Descreve a estrutura e a história das Universidades da TerceiraIdade, especialmente a Universidade da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campo da pesquisa, e seu Programa Geral. Discute sobre a importância das UNATIS para a saúde do idoso, sobre a presença do aluno idoso nas universidades e sobre as propostas pedagógicas da UNATI/UERJ vinculadas à saúde geriátrica. Representa e analisa, através do quadro sinóptico dos resultados e dos comentários das entrevistas feitas, o perfil dos docentes da amostra de participantes da UNATI/UERJ, concluindo que urge estudar e pesquisar o campo da senectude de modo a possibilitar aos
profissionais melhores condições de auxílio aos idosos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DE OLIVEIRA, A. C.; FREIRE, I. M. FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA UNIVERSIDADE DE TERCEIRA IDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 177–192, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1663. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1663. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.