FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA MEDIADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.20504
Agências de fomento

Palavras-chave:

Leitura; Interação; Formação docente.

Resumo

Interessa a este artigo pensar a formação da professora e do professor leitor. A reflexão proposta é sobre a mediação da leitura voltada aos docentes, futuros mediadores de leitura de seus alunos, um processo que precisa se preocupar tanto com a compreensão inteligível desse fazer quanto com a perspectiva sensível que são inerentes à leitura. Dois conceitos servem de base, experiência e interação, de modo a compreender os fazeres da leitura e da mediação, como ações individuais e sociais ao mesmo tempo, e como produtoras de sentido a partir dos modos de interação que acontecem na experiência de leitura mediada. A experiência, a partir de John Dewey e Jorge Larrosa, a interação, com base em Vigotski e os regimes de interação e sentido, da sociossemiótica explicitados por Eric Landowski, são conceitos e referenciais teóricos de base. O assunto não se esgota com esse estudo, abre-se à possibilidade de pensar que saberes docentes são importantes na formação de mediadores de leitura, apontando alguns princípios para a mediação da leitura que podem ser considerados na formação docente.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

NUNES, M. F. FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA MEDIADA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 243–258, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.20504. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20504. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios