FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA MEDIADA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.20504Palavras-chave:
Leitura; Interação; Formação docente.Resumo
Interessa a este artigo pensar a formação da professora e do professor leitor. A reflexão proposta é sobre a mediação da leitura voltada aos docentes, futuros mediadores de leitura de seus alunos, um processo que precisa se preocupar tanto com a compreensão inteligível desse fazer quanto com a perspectiva sensível que são inerentes à leitura. Dois conceitos servem de base, experiência e interação, de modo a compreender os fazeres da leitura e da mediação, como ações individuais e sociais ao mesmo tempo, e como produtoras de sentido a partir dos modos de interação que acontecem na experiência de leitura mediada. A experiência, a partir de John Dewey e Jorge Larrosa, a interação, com base em Vigotski e os regimes de interação e sentido, da sociossemiótica explicitados por Eric Landowski, são conceitos e referenciais teóricos de base. O assunto não se esgota com esse estudo, abre-se à possibilidade de pensar que saberes docentes são importantes na formação de mediadores de leitura, apontando alguns princípios para a mediação da leitura que podem ser considerados na formação docente.
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