FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA MEDIADA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.20504Keywords:
Leitura; Interação; Formação docente.Abstract
Interessa a este artigo pensar a formação da professora e do professor leitor. A reflexão proposta é sobre a mediação da leitura voltada aos docentes, futuros mediadores de leitura de seus alunos, um processo que precisa se preocupar tanto com a compreensão inteligível desse fazer quanto com a perspectiva sensível que são inerentes à leitura. Dois conceitos servem de base, experiência e interação, de modo a compreender os fazeres da leitura e da mediação, como ações individuais e sociais ao mesmo tempo, e como produtoras de sentido a partir dos modos de interação que acontecem na experiência de leitura mediada. A experiência, a partir de John Dewey e Jorge Larrosa, a interação, com base em Vigotski e os regimes de interação e sentido, da sociossemiótica explicitados por Eric Landowski, são conceitos e referenciais teóricos de base. O assunto não se esgota com esse estudo, abre-se à possibilidade de pensar que saberes docentes são importantes na formação de mediadores de leitura, apontando alguns princípios para a mediação da leitura que podem ser considerados na formação docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.