AUTORIDADE DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE HANNAH ARENDT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.22372
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação; Prática Escolar; Autoridade.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o conceito de autoridade na perspectiva arendtiana e, assim, abrir um campo reflexivo para pensar a autoridade docente. Busca-se apontar elementos teóricos e reflexivos sobre o conceito de autoridade em Hannah Arendt (2007) e os colocar em discussão com elementos pedagógicos, a fim de sustentar que a autoridade docente, reside na atividade de ensinar as gerações de recém-chegados ao mundo. Desse modo, destacamos os conceitos de durabilidade e permanência, que são os elementos que se desdobram da manutenção da tradição, para apontar a necessidade de manutenção do fio histórico condutor da humanidade. Faz-se uma crítica a concepção de que o professor é apenas um facilitador de aprendizagens, defendendo que este tem como responsabilidade apresentar como o mundo funciona para as gerações novas que chegam, desenvolvendo com os alunos conhecimentos necessários para preservação do mundo comum e para sua inserção neste. Apontamos que a autoridade se efetiva no reconhecimento do lugar do outro na relação que se estabelece e que o aluno tem algo a aprender do professor através dessa relação. Refletir e retomar o conceito de autoridade docente possibilita repensar as relações entre professor e aluno a fim de superar tensionamentos e retomar um caminho de ensino como aspecto fundamental do processo educacional.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

OLIARI, G.; TOMAZETTI, E. M. AUTORIDADE DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE HANNAH ARENDT. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 424–443, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.22372. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22372. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios