AUTORIDADE DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.22372Parole chiave:
Educação; Prática Escolar; Autoridade.Abstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre o conceito de autoridade na perspectiva arendtiana e, assim, abrir um campo reflexivo para pensar a autoridade docente. Busca-se apontar elementos teóricos e reflexivos sobre o conceito de autoridade em Hannah Arendt (2007) e os colocar em discussão com elementos pedagógicos, a fim de sustentar que a autoridade docente, reside na atividade de ensinar as gerações de recém-chegados ao mundo. Desse modo, destacamos os conceitos de durabilidade e permanência, que são os elementos que se desdobram da manutenção da tradição, para apontar a necessidade de manutenção do fio histórico condutor da humanidade. Faz-se uma crítica a concepção de que o professor é apenas um facilitador de aprendizagens, defendendo que este tem como responsabilidade apresentar como o mundo funciona para as gerações novas que chegam, desenvolvendo com os alunos conhecimentos necessários para preservação do mundo comum e para sua inserção neste. Apontamos que a autoridade se efetiva no reconhecimento do lugar do outro na relação que se estabelece e que o aluno tem algo a aprender do professor através dessa relação. Refletir e retomar o conceito de autoridade docente possibilita repensar as relações entre professor e aluno a fim de superar tensionamentos e retomar um caminho de ensino como aspecto fundamental do processo educacional.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.