SIMULAÇÕES INTERATIVAS E VÍDEOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DO USO DESSAS ESTRATEGIAS PARA O AUXILIO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.23311
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; Recursos Didáticos.

Resumo

A aprendizagem significativa aproxima os conteúdos estudados em sala com o cotidiano dos alunos, e assim é um modo eficaz de tornar a aprendizagem sólida. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de simulações interativas e vídeos para a aprendizagem de conteúdos de propriedade dos gases e potencial eletrostático. A pesquisa de campo foi realizada em duas turmas de ensino médio em escolas da rede estadual dos municípios de Monsenhor Tabosa e Ararendá, Ceará; foram utilizados dois questionários semiestruturados, com questões subjetivas e objetivas, antes e após o uso das metodologias. Em relação as dificuldades na aprendizagem do tema, mais de 90% dos alunos afirmaram ter alguma dificuldade para compreender a temática. Sobre as questões específicas verificou-se que, em alguns casos, houve um aumento de 90% no nível de questões respondidas corretamente após o uso de simulações interativas e de 70% para o uso de vídeos. Em relação aos benefícios dos recursos didáticos todos os estudantes afirmaram que os métodos auxiliaram na aprendizagem. Considera-se que de modo geral, ambas as estratégias ajudaram na assimilação dos conteúdos, e tiveram uma boa aceitação em sala de aula.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadôra Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e professora da Prefeitura Municipal de Nova Russas.

Anderson Márcio de Lima Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

MARTINS, M. A. .; BATISTA, A. M. de L. SIMULAÇÕES INTERATIVAS E VÍDEOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DO USO DESSAS ESTRATEGIAS PARA O AUXILIO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE FÍSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 327–346, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.23311. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23311. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios