SIMULAÇÕES INTERATIVAS E VÍDEOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DO USO DESSAS ESTRATEGIAS PARA O AUXILIO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.23311Palavras-chave:
Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; Recursos Didáticos.Resumo
A aprendizagem significativa aproxima os conteúdos estudados em sala com o cotidiano dos alunos, e assim é um modo eficaz de tornar a aprendizagem sólida. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de simulações interativas e vídeos para a aprendizagem de conteúdos de propriedade dos gases e potencial eletrostático. A pesquisa de campo foi realizada em duas turmas de ensino médio em escolas da rede estadual dos municípios de Monsenhor Tabosa e Ararendá, Ceará; foram utilizados dois questionários semiestruturados, com questões subjetivas e objetivas, antes e após o uso das metodologias. Em relação as dificuldades na aprendizagem do tema, mais de 90% dos alunos afirmaram ter alguma dificuldade para compreender a temática. Sobre as questões específicas verificou-se que, em alguns casos, houve um aumento de 90% no nível de questões respondidas corretamente após o uso de simulações interativas e de 70% para o uso de vídeos. Em relação aos benefícios dos recursos didáticos todos os estudantes afirmaram que os métodos auxiliaram na aprendizagem. Considera-se que de modo geral, ambas as estratégias ajudaram na assimilação dos conteúdos, e tiveram uma boa aceitação em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.