SIMULAÇÕES INTERATIVAS E VÍDEOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DO USO DESSAS ESTRATEGIAS PARA O AUXILIO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.23311Palabras clave:
Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; Recursos Didáticos.Resumen
A aprendizagem significativa aproxima os conteúdos estudados em sala com o cotidiano dos alunos, e assim é um modo eficaz de tornar a aprendizagem sólida. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de simulações interativas e vídeos para a aprendizagem de conteúdos de propriedade dos gases e potencial eletrostático. A pesquisa de campo foi realizada em duas turmas de ensino médio em escolas da rede estadual dos municípios de Monsenhor Tabosa e Ararendá, Ceará; foram utilizados dois questionários semiestruturados, com questões subjetivas e objetivas, antes e após o uso das metodologias. Em relação as dificuldades na aprendizagem do tema, mais de 90% dos alunos afirmaram ter alguma dificuldade para compreender a temática. Sobre as questões específicas verificou-se que, em alguns casos, houve um aumento de 90% no nível de questões respondidas corretamente após o uso de simulações interativas e de 70% para o uso de vídeos. Em relação aos benefícios dos recursos didáticos todos os estudantes afirmaram que os métodos auxiliaram na aprendizagem. Considera-se que de modo geral, ambas as estratégias ajudaram na assimilação dos conteúdos, e tiveram uma boa aceitação em sala de aula.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educere et Educare

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.