PRÁTICAS FINANCEIRAS VIVENCIADAS POR ESTUDANTES DOENSINO MÉDIO EM SEU CONTEXTO FAMILIAR
Palavras-chave:
Finanças pessoais; Educação Financeira; Práticas financeiras.Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e tem como título A Matemática Financeira e a Resolução de Problemas: possibilidades e reflexões sobre a Educação Financeira. Este recorte é uma pesquisa exploratória que teve como objetivo investigar as práticas financeiras vivenciadas pelos estudantes em seu contexto familiar. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário fechado, com os estudantes do ensino médio e seus familiares, de uma escola pública do interior do Paraná. Os resultados apontaram que a maioria das famílias não faz controle adequado de suas finanças e uma minoria das famílias se reúnem para discutir sobre as finanças. Por possuírem pouco entendimento sobre taxa de juros, muitas famílias optam por compras a prazo com altas taxas. Não exercitam bons hábitos, como anotar pequenas despesas, mas possuem consciência que precisam mudar e desejam receber orientações de como administrar melhor as finanças da família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.