PRÁTICAS FINANCEIRAS VIVENCIADAS POR ESTUDANTES DOENSINO MÉDIO EM SEU CONTEXTO FAMILIAR

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Finanças pessoais; Educação Financeira; Práticas financeiras.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e tem como título A Matemática Financeira e a Resolução de Problemas: possibilidades e reflexões sobre a Educação Financeira. Este recorte é uma pesquisa exploratória que teve como objetivo investigar as práticas financeiras vivenciadas pelos estudantes em seu contexto familiar. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário fechado, com os estudantes do ensino médio e seus familiares, de uma escola pública do interior do Paraná. Os resultados apontaram que a maioria das famílias não faz controle adequado de suas finanças e uma minoria das famílias se reúnem para discutir sobre as finanças. Por possuírem pouco entendimento sobre taxa de juros, muitas famílias optam por compras a prazo com altas taxas. Não exercitam bons hábitos, como anotar pequenas despesas, mas possuem consciência que precisam mudar e desejam receber orientações de como administrar melhor as finanças da família.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

MARCONATO, E. do C.; FERREIRA, C. R. PRÁTICAS FINANCEIRAS VIVENCIADAS POR ESTUDANTES DOENSINO MÉDIO EM SEU CONTEXTO FAMILIAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 190–205, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26406. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios