PRÁTICAS FINANCEIRAS VIVENCIADAS POR ESTUDANTES DOENSINO MÉDIO EM SEU CONTEXTO FAMILIAR
Parole chiave:
Finanças pessoais; Educação Financeira; Práticas financeiras.Abstract
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e tem como título A Matemática Financeira e a Resolução de Problemas: possibilidades e reflexões sobre a Educação Financeira. Este recorte é uma pesquisa exploratória que teve como objetivo investigar as práticas financeiras vivenciadas pelos estudantes em seu contexto familiar. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário fechado, com os estudantes do ensino médio e seus familiares, de uma escola pública do interior do Paraná. Os resultados apontaram que a maioria das famílias não faz controle adequado de suas finanças e uma minoria das famílias se reúnem para discutir sobre as finanças. Por possuírem pouco entendimento sobre taxa de juros, muitas famílias optam por compras a prazo com altas taxas. Não exercitam bons hábitos, como anotar pequenas despesas, mas possuem consciência que precisam mudar e desejam receber orientações de como administrar melhor as finanças da família.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.