CURRÍCULO BÁSICO, MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA O TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Sueli Gedoz

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4798

Palavras-chave:

Currículo básico, Materialismo histórico-dialético, Formação de professores, Marx, Prática pedagógica.

Resumo

Nosso propósito de elaboração do presente texto é apresentar algumas reflexões sobre a necessidade de articulação entre os documentos oficiais que norteiam a prática pedagógica, a concepção filosófica apresentada em tais documentos e o processo de formação continuada ofertado a professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Nosso olhar estende-se a esse processo de formação na região oeste do Paraná, focalizando a área de língua portuguesa. Partimos do pressuposto de que essa formação deve ser um processo contínuo e planejado e correspondente ao materialismo histórico-dialético, teoria que fundamenta o currículo organizado nessa região. Para melhor apresentar essa articulação, pautamo-nos em Costa-Hübes (2008) como referencial sobre a formação continuada no oeste do Paraná; em Marx (1987), que aponta para a conceituação do método histórico e dialético; em Saviani (1994), que busca no marxismo os pressupostos para a pedagogia histórica-crítica; e no Currículo Básico para a Escola Pública Municipal (AMOP, 2007) no que se refere aos pressupostos filosóficos que fundamentam a ação docente na região oeste do Paraná. Por meio desses referenciais tentamos discutir a importância de uma formação continuada subsidiada por teorias que possam influenciar e modificar a ação pedagógica do professor.

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

GEDOZ, S. CURRÍCULO BÁSICO, MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA O TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4798. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4798. Acesso em: 4 maio. 2024.