CURRÍCULO BÁSICO, MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA O TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4798Parole chiave:
Currículo básico, Materialismo histórico-dialético, Formação de professores, Marx, Prática pedagógica.Abstract
Nosso propósito de elaboração do presente texto é apresentar algumas reflexões sobre a necessidade de articulação entre os documentos oficiais que norteiam a prática pedagógica, a concepção filosófica apresentada em tais documentos e o processo de formação continuada ofertado a professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Nosso olhar estende-se a esse processo de formação na região oeste do Paraná, focalizando a área de língua portuguesa. Partimos do pressuposto de que essa formação deve ser um processo contínuo e planejado e correspondente ao materialismo histórico-dialético, teoria que fundamenta o currículo organizado nessa região. Para melhor apresentar essa articulação, pautamo-nos em Costa-Hübes (2008) como referencial sobre a formação continuada no oeste do Paraná; em Marx (1987), que aponta para a conceituação do método histórico e dialético; em Saviani (1994), que busca no marxismo os pressupostos para a pedagogia histórica-crítica; e no Currículo Básico para a Escola Pública Municipal (AMOP, 2007) no que se refere aos pressupostos filosóficos que fundamentam a ação docente na região oeste do Paraná. Por meio desses referenciais tentamos discutir a importância de uma formação continuada subsidiada por teorias que possam influenciar e modificar a ação pedagógica do professor.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.