DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE MAGISTÉRIO

Autores

  • Lidia Kadlubitski
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
  • Silvyelli Nichele do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5296

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Formação de Professores. Cursos de Magistério.

Resumo

O presente artigo partiu do questionamento: como a diversidade cultural está presente na formação de professores em Cursos de Magistério na Cidade de Curitiba e Região Metropolitana? Uma vez que a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação docente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal, tem por base a diversidade cultural do Brasil. Para tanto, foram analisados documentos curriculares e entrevistados Diretores e Coordenadores dos Cursos de Magistério de dois Colégios Estaduais, da cidade de Curitiba e Região Metropolitana. O estudo evidenciou que os documentos oficiais do Brasil, ressaltam a importância de incorporar a diversidade cultural no currículo da formação de professores, mas, na prática, em Cursos de Magistério, essa inserção ainda deve avançar para formar cidadãos multiculturais, que saibam conviver com as diferenças e superar a discriminação e preconceito presentes no dia a dia de nossa sociedade. Essa é uma oportunidade de se construir relações mais humanas e mais democráticas, onde todos terão o direito de se expressar e de viver com mais dignidade.

Publicado

06-09-2011

Como Citar

KADLUBITSKI, L.; JUNQUEIRA, S. R. A.; DO NASCIMENTO, S. N. DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE MAGISTÉRIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5296. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5296. Acesso em: 6 maio. 2024.