DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE MAGISTÉRIO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5296Palavras-chave:
Diversidade Cultural. Formação de Professores. Cursos de Magistério.Resumo
O presente artigo partiu do questionamento: como a diversidade cultural está presente na formação de professores em Cursos de Magistério na Cidade de Curitiba e Região Metropolitana? Uma vez que a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação docente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal, tem por base a diversidade cultural do Brasil. Para tanto, foram analisados documentos curriculares e entrevistados Diretores e Coordenadores dos Cursos de Magistério de dois Colégios Estaduais, da cidade de Curitiba e Região Metropolitana. O estudo evidenciou que os documentos oficiais do Brasil, ressaltam a importância de incorporar a diversidade cultural no currículo da formação de professores, mas, na prática, em Cursos de Magistério, essa inserção ainda deve avançar para formar cidadãos multiculturais, que saibam conviver com as diferenças e superar a discriminação e preconceito presentes no dia a dia de nossa sociedade. Essa é uma oportunidade de se construir relações mais humanas e mais democráticas, onde todos terão o direito de se expressar e de viver com mais dignidade.Publicado
06-09-2011
Como Citar
KADLUBITSKI, L.; JUNQUEIRA, S. R. A.; DO NASCIMENTO, S. N. DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE MAGISTÉRIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5296. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5296. Acesso em: 10 abr. 2025.
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Fundamentos da Educação
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