PROLETARIZAÇÃO E SUBPROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: LIMITES E VALIDADE DA PROFISSIONALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.6378Palavras-chave:
Proletarização, Subproletarização, Trabalho docente, Profissionalização docente.Resumo
Este artigo parte de elementos categoriais mais gerais como trabalho alienado, proletarização e subproletarização do trabalho para apresentar seus efeitos reflexos no trabalho docente no campo da Educação Básica. Aponta uma critica da profissionalização que tem como base a aquisição de competências e, em um nível mais elevado da crítica, tenta delinear os limites e validade da estratégia da profissionalização como restituição da autonomia do trabalho docente. Reconhece que a profissionalização é uma alternativa que encontra limites intransponíveis. Contudo, há elementos de positividade que justificam sua validade.Downloads
Publicado
19-10-2012
Como Citar
SILVA, A. V. PROLETARIZAÇÃO E SUBPROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: LIMITES E VALIDADE DA PROFISSIONALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 13, 2012. DOI: 10.17648/educare.v7i13.6378. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6378. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.