PROLETARIZAÇÃO E SUBPROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: LIMITES E VALIDADE DA PROFISSIONALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA

Auteurs-es

  • Antonio Valricélio Silva

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.6378

Mots-clés :

Proletarização, Subproletarização, Trabalho docente, Profissionalização docente.

Résumé

Este artigo parte de elementos categoriais mais gerais como trabalho alienado, proletarização e subproletarização do trabalho para apresentar seus efeitos reflexos no trabalho docente no campo da Educação Básica. Aponta uma critica da profissionalização que tem como base a aquisição de competências e, em um nível mais elevado da crítica, tenta delinear os limites e validade da estratégia da profissionalização como restituição da autonomia do trabalho docente. Reconhece que a profissionalização é uma alternativa que encontra limites intransponíveis. Contudo, há elementos de positividade que justificam sua validade.

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Publié-e

19-10-2012

Comment citer

SILVA, A. V. PROLETARIZAÇÃO E SUBPROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: LIMITES E VALIDADE DA PROFISSIONALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 13, 2012. DOI: 10.17648/educare.v7i13.6378. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6378. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor