POLÍTICAS DO GOVERNO REQUIÃO PARA AS UNIVERSIDADES PARANAENSES: UM BALANÇO PRELIMINAR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.1054Abstract
O Governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), durante a sua campanha eleitoral, se apresentava como um candidato comprometido com as mudanças, e por conseqüência, afirmava que sua administração seria uma antítese da administração “neoliberal” do então Governador Jaime Lerner (PFL). No seu discurso de posse Requião afirmou: “Toda a minha campanha e todo o meu programa de governo tiveram como centro a proposta de mudança. Mudança de prioridades, mudança de estilo”. Prometeu “fortalecer a autonomia das universidades para que as mesmas pudessem oferecer um ensino gratuito e da melhor qualidade”. Na ocasião, também assumiu o seguinte compromisso: “vamos devolver aos nossos funcionários a auto-estima, o orgulho de serem servidores públicos e vamos sentar com eles para discutir de forma franca e aberta, como é de meu feitio, as formas adequadas para repor progressivamente, tudo aquilo que foi perdido, desgastado e suprimido nesses últimos anos”. Entretanto, a análise das ações desencadeadas pelo Governo Requião, em relação às universidades, demonstra que no fundamental não há mudanças. Requião tem dado continuidade à política de desmonte das universidades públicas que vinha sendo implementada por Jaime Lerner (PFL) ao longo de seus 8 anos de governo (1995-2002).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.