A PRÁTICA DOCENTE COMO AÇÃO POLÍTICA: UM OLHAR HISTÓRICO

Autores

  • Terezinha Oliveira
  • Claudinei M.M. Mendes

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1673

Palavras-chave:

Historia da Educação, Prática Docente, Tendências Pedagógicas, Ação política

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir as tendências contemporâneas da Educação que apontam caminhos para a prática pedagógica do docente. O intuito é explicitar que a existências dessas tendências não constitui uma particularidade de nossa época, mas, ao contrário, em todas as épocas históricas existiram projetos buscando soluções para a educação. Contudo, o que ora se apresenta no texto é uma breve retrospectiva de propostas educativas na modernidade para, em seguida, analisarmos com vagar, as contemporâneas, especificamente aquelas que surgiram a partir do século XIX. O fio condutor que norteia nossa abordagem é o entendimento das idéias educacionais dentro de seu contexto histórico e, efetivamente, analisá-las como expressão de tendências políticas de um dado momento.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

OLIVEIRA, T.; MENDES, C. M. A PRÁTICA DOCENTE COMO AÇÃO POLÍTICA: UM OLHAR HISTÓRICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 327–340, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1673. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1673. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos Metodológicos