GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1675Mots-clés :
formação continuada, gestão democrática, educador infantil, educação infantil, aprendizagem e desenvolvimento profissionalRésumé
A atuação do gestor nas instituições educacionais tem exigido dos profissionais a necessária revisão de seus princípios e procedimentos, face às modificações ocorridas nas últimas décadas em termos de política, legislação e conquistas sociais no plano nacional e internacional. A gestão democrática exige redefinições graves nos processos de formação, no quadro de necessidades e exigências pessoais e profissionais, além de compromissos pedagógicos, político-sociais impostos aos profissionais da área. Estas perspectivas delineiam uma instituição diferenciada e o entendimento de que a mesma possa se efetivar enquanto um espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Para enfrentar este desafio será necessário um novo perfil de gestor educacional, a ele caberá a tarefa de estabelecimento de um clima favorecedor para que às unidades de educação infantil possam ser entendidas como espaços privilegiados de formação cotidiana para os profissionais que nela atuam.Téléchargements
Publié-e
01-01-2000
Comment citer
ANGOTTI, M. GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 355–365, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1675. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1675. Acesso em: 19 avr. 2025.
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Políticas Educacionais
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