MATEMÁTICA PARA O ENSINO FORJADA NA LESSON STUDY
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22537Keywords:
Matemática para o ensino, Lesson Study, Formação de professoresAbstract
Lesson Study e Matemática para o Ensino são temas que a Educação Matemática, no Brasil, tem pesquisado de forma tímida. Neste artigo tenho por objetivo apresentar uma matemática para o ensino forjada na metodologia Lesson Study (LS). O context da pesquisa é um grupo colaborativo pautado no princípio de aproximar a Escola e a Universidade. A Lesson Study foi desenvolvida a partir do teorema de Tales. O método empregado foi qualitativo, com inspirações filosóficas no interpretativismo. Os instrumentos utilizados foram as notas analíticas da pesquisadora e os registro dos encontros. A matemática para o ensino forjada na LS, se constitui em compreensões compartilhadas coletivamente. As compreensões são aprofundadas, pois transcendem o “como” ensinar um determinado assunto, pois este é estudado, debatido, ensinado aos alunos, observado e criticado pelos demais integrantes do grupo. O desenvolvimento da LS legitima a matemática para o ensino acontecendo à medida que o grupo assume uma disposição aberta frente a matemática em contextos educacionais, compreendendo os processos que acontecem em sala de aula, descompactando o próprio conteúdo e a forma de ensina-lo. Interpretamos a LS como um modelo capaz de aperfeiçoar, seja na formação inicial seja na continuada, práticas de professores porque essas dizem respeito ao fazer específico do professor, ou seja, forja a matemática para o ensino.
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