PRODUTIVISMO: O MOVIMENTO QUE DESAGRADA E DEGRADA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.23479Keywords:
Produtivismo, pós-graduação, produção de conhecimento.Abstract
O objetivo deste artigo é elaborar uma reflexão sobre a produção de conhecimento em educação e a forma como vem sendo implementada para atender as necessidades e a demanda da sociedade mercantilizada. A proposta de trabalho visa abordar o tema do produtivismo pensando como a pressão imposta pelos sistemas avaliativos quantitativos vêm contribuindo para insatisfação e adoecimento docente, tentando resgatar os valores que deveriam revestir a produção de conhecimento produzida em educação. Para desenvolvermos e organizarmos essa discussão, trabalhamos as questões teóricas e metodológicas no campo teórico do marxismo, a partir de uma revisão bibliográfica que traz uma abordagem crítica capaz de discutir a questão dos valores mercantis na sociedade e a forma como suas influências e suas interferências chegam à educação, na medida em que os valores mercantis parecem assumir cada vez mais espaço nos processos educativos, em especial, na pós-graduação em educação, instaurando uma concepção de mercado na produção de conhecimento na área Tal movimento de alta e desmedida produtividade vem desagradando e degradando a academia desde os seus valores como instituição, perpassando questões de desaprovação docente e por fim, desencadeando problemas e fragilidades na produção de conhecimento em educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.