A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.27962Keywords:
Pedagogia Histórico-Crítica; Processo de ensino-aprendizagem; Educação como humanização.Abstract
Este artigo é resultado de uma revisão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) com ênfase para a concepção de educação dessa teoria pedagógica. Orientadas pela perspectiva da PHC, buscamos compreender as contribuições que os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC oferecem para a construção de conhecimentos e elencamos também, possibilidades de superação dos desafios que envolvem a estruturação e implementação da PHC nas escolas tomando como base as experiências de dois municípios que implementaram a PHC em seus sistemas de ensino. Como resultados, evidenciou-se a necessidade de alternativas para que a PHC saia da marginalidade imposta pelas teorias pedagógicas hegemônicas, e, assim, possa ser assumida, aplicada e defendida pelos educadores(as). Concluiu-se, então, que a emancipação humana pela via da transformação social é aspecto fundamental para a realização de um trabalho coletivo pautado na Educação como Humanização.
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