Monitoria acadêmica em análise experimental do comportamento: impactos nos processos de ensino e de aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.35706

Keywords:

Monitoria Acadêmica; Ensino Remoto; Estratégias Pedagógicas.

Abstract

This study evaluated the effects of academic tutoring in the Experimental Analysis of Behavior course, offered by a federal university in the interior of Minas Gerais during the remote teaching period caused by the pandemic. It also investigated students’ perceptions of the importance of tutoring for their academic development. Based on an online questionnaire answered by 20 students, descriptive and content analyses were conducted. The results indicated that the strategies adopted during the Emergency Supplementary Period (PSE) supported the teaching and learning processes and promoted the development of interpersonal and pedagogical skills. It is concluded that academic tutoring represents a significant pedagogical action, although broader dissemination and critical reflection on its continuity in post-pandemic contexts are necessary.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 10369, 29 nov. 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 2 jul. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=86441:mecautoriza-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais&catid=12&Itemid=86. Acesso em: 30 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 30 nov. 2023.

BRASIL. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Resolução nº 12, de 15 de março de 2020. Uberaba, MG: UFTM, 2020. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?to=RTZjcGZxTGFsSkFOOXRhSkpVdm5ELzBmWjZPUjNwZVNDdzA3NzFoRzcxeFREdkl2ZllMa25YaklsN0lFMEJ3MHVWQ2ZDVjFiTlFCRXRiUy9jR1k4dDRSU3JtSlk0WUhCUXhXdld4VlpXbFJhNitTN1ZSbm9yQVZycWJidWE2QmhDOHh3RmFPVVE4dEpuVTZrbEtVY1BvbmF5VmVQVHMxUmc4N25ZOENPbVRHUkpWcHdBU2tDeHFZMjBVcUdIV1NP&secret=uftm. Acesso em: 30 nov. 2024.

BRASIL. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Resolução nº 7, de 28 de março de 2016. Uberaba, MG: UFTM, 2016. Disponível em: https://www.uftm.edu.br/proplan/regulamentacao-e-normatizacao/resolucoes/resolucoes-do-conselho-universitario-consu. Acesso em: 26 jun. 2025.

COUTO, E. S. et al. #fique em casa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8644. Acesso em: 2 jul. 2025.

SILVA, M. G. C. et al. Monitoria em tempos de pandemia: lições e práticas de professores e monitores no curso de graduação em administração em uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 133-157, 2022. DOI: 10.5007/1983-4535.2022.e83210. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/83210. Acesso em: 30 nov. 2023.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, 2014. DOI: 10.1590/S2176-66812014000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/6X6X6X6X6X6X6X6X6X6X6X6/. Acesso em: 30 nov. 2023.

MELLO, D. M. S. et al. A monitoria como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino/aprendizagem no componente curricular de Fisiologia Veterinária. In: SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFFS, 9., 2019, [S. l.]. Anais [...]. Chapecó: UFFS, 2019. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/view/12470. Acesso em: 30 nov. 2023.

GOTTI, E. S. et al. Relato de Experiência de Monitoria de Análise Experimental do Comportamento: protocolo alternativo de aulas práticas. Perspectivas em Análise do Comportamento, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 224-233, 2018. DOI: 10.18761/pac.2018.n2.07. Disponível em: https://www.revistaperspectivas.com.br/perspectivas/article/view/422. Acesso em: 30 nov. 2023.

HODGES, C. B. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. [S. l.]: Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 30 nov. 2023.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA, M. B. “Em casa de ferreiro, espeto de pau”: o ensino de Análise Experimental do Comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 73-80, 2004. DOI: 10.31505/rbtcc.v6i1.59. Disponível em: http://rbtcc.com.br/index.php/RBTCC/article/view/59. Acesso em: 30 nov. 2023.

MOURA, G. C. et al. Monitoria em psicologia: uma experiência acadêmica. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - ALAGOAS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 157-157, 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/3468. Acesso em: 30 nov. 2023.

NEVES, J. L. et al. A monitoria de ensino e suas contribuições na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S. l.], v. 15, n. 8, p. e10712, 2022. DOI: 10.25248/reas.e10712.2022. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/10712. Acesso em: 30 nov. 2023.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha informativa – Covid-19 (doença causada pelo novo Coronavírus). Brasília, DF: OPAS, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/doenca-causada-pelo-novo-coronavirus-covid-19. Acesso em: 30 nov. 2024.

TODOROV, J. C. Goodbye teacher, good old friend. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, [S. l.], v. 66, n. 1, p. 7, 1996. DOI: 10.1901/jeab.1996.66-7. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1901/jeab.1996.66-7. Acesso em: 30 nov. 2023.

Published

18-12-2025

How to Cite

OLIVEIRA, G. A. de; OLIVEIRA, E. A. de; GOTTI , E. S.; BATISTA , W. R. Monitoria acadêmica em análise experimental do comportamento: impactos nos processos de ensino e de aprendizagem. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 372–391, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i51.35706. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/35706. Acesso em: 20 dec. 2025.