Monitoria acadêmica em análise experimental do comportamento: impactos nos processos de ensino e de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.35706Palavras-chave:
Monitoria Acadêmica; Ensino Remoto; Estratégias Pedagógicas.Resumo
Este estudo avaliou os efeitos da monitoria acadêmica na disciplina de Análise Experimental do Comportamento, oferecida por uma universidade federal no interior de Minas Gerais, durante o ensino remoto provocado pela pandemia. Também investigou as percepções dos discentes sobre a importância da monitoria para sua formação acadêmica. A partir de um questionário online respondido por 20 estudantes, foram realizadas análises descritivas e de conteúdo. Os resultados indicaram que as estratégias adotadas no Período Suplementar Emergencial (PSE) favoreceram os processos de ensino e aprendizagem, além de promoverem o desenvolvimento de habilidades interpessoais e pedagógicas. Conclui-se que a monitoria acadêmica representa uma ação pedagógica significativa, embora seja necessária uma divulgação mais ampla e uma reflexão crítica sobre sua continuidade em contextos pós-pandêmicos.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 10369, 29 nov. 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 2 jul. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=86441:mecautoriza-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais&catid=12&Itemid=86. Acesso em: 30 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 30 nov. 2023.
BRASIL. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Resolução nº 12, de 15 de março de 2020. Uberaba, MG: UFTM, 2020. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?to=RTZjcGZxTGFsSkFOOXRhSkpVdm5ELzBmWjZPUjNwZVNDdzA3NzFoRzcxeFREdkl2ZllMa25YaklsN0lFMEJ3MHVWQ2ZDVjFiTlFCRXRiUy9jR1k4dDRSU3JtSlk0WUhCUXhXdld4VlpXbFJhNitTN1ZSbm9yQVZycWJidWE2QmhDOHh3RmFPVVE4dEpuVTZrbEtVY1BvbmF5VmVQVHMxUmc4N25ZOENPbVRHUkpWcHdBU2tDeHFZMjBVcUdIV1NP&secret=uftm. Acesso em: 30 nov. 2024.
BRASIL. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Resolução nº 7, de 28 de março de 2016. Uberaba, MG: UFTM, 2016. Disponível em: https://www.uftm.edu.br/proplan/regulamentacao-e-normatizacao/resolucoes/resolucoes-do-conselho-universitario-consu. Acesso em: 26 jun. 2025.
COUTO, E. S. et al. #fique em casa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8644. Acesso em: 2 jul. 2025.
SILVA, M. G. C. et al. Monitoria em tempos de pandemia: lições e práticas de professores e monitores no curso de graduação em administração em uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 133-157, 2022. DOI: 10.5007/1983-4535.2022.e83210. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/83210. Acesso em: 30 nov. 2023.
DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, 2014. DOI: 10.1590/S2176-66812014000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/6X6X6X6X6X6X6X6X6X6X6X6/. Acesso em: 30 nov. 2023.
MELLO, D. M. S. et al. A monitoria como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino/aprendizagem no componente curricular de Fisiologia Veterinária. In: SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFFS, 9., 2019, [S. l.]. Anais [...]. Chapecó: UFFS, 2019. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/view/12470. Acesso em: 30 nov. 2023.
GOTTI, E. S. et al. Relato de Experiência de Monitoria de Análise Experimental do Comportamento: protocolo alternativo de aulas práticas. Perspectivas em Análise do Comportamento, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 224-233, 2018. DOI: 10.18761/pac.2018.n2.07. Disponível em: https://www.revistaperspectivas.com.br/perspectivas/article/view/422. Acesso em: 30 nov. 2023.
HODGES, C. B. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. [S. l.]: Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 30 nov. 2023.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOREIRA, M. B. “Em casa de ferreiro, espeto de pau”: o ensino de Análise Experimental do Comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 73-80, 2004. DOI: 10.31505/rbtcc.v6i1.59. Disponível em: http://rbtcc.com.br/index.php/RBTCC/article/view/59. Acesso em: 30 nov. 2023.
MOURA, G. C. et al. Monitoria em psicologia: uma experiência acadêmica. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - ALAGOAS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 157-157, 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/3468. Acesso em: 30 nov. 2023.
NEVES, J. L. et al. A monitoria de ensino e suas contribuições na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S. l.], v. 15, n. 8, p. e10712, 2022. DOI: 10.25248/reas.e10712.2022. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/10712. Acesso em: 30 nov. 2023.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha informativa – Covid-19 (doença causada pelo novo Coronavírus). Brasília, DF: OPAS, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/doenca-causada-pelo-novo-coronavirus-covid-19. Acesso em: 30 nov. 2024.
TODOROV, J. C. Goodbye teacher, good old friend. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, [S. l.], v. 66, n. 1, p. 7, 1996. DOI: 10.1901/jeab.1996.66-7. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1901/jeab.1996.66-7. Acesso em: 30 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.