PARA UMA CRÍTICA PRELIMINAR DO USO ESSENCIALISTA DA CATEGORIA TRABALHO NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Romeu Adriano da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11656

Palabras clave:

Trabalho, Pesquisa, Educação.

Resumen

Este texto visa a colocar em discussão uma tendência do marxismo referenciada na “ontologia do ser social” que tem marcado presença nas pesquisas e estudos em Educação no Brasil. Trata-se, entretanto, de abordar algo bastante delimitado no interior dessa tendência: uma determinada leitura da obra do filósofo húngaro György Lukács como ponto de partida para o exame do fenômeno educativo que, a meu ver, indica uma forma de uso essencialista da categoria trabalho. O professor Ivo Tonet será considerado, neste texto, como uma importante expressão dessa tendência e os seus escritos serão, portanto, as fontes para a discussão aqui proposta.

Publicado

31-03-2015

Cómo citar

SILVA, R. A. da. PARA UMA CRÍTICA PRELIMINAR DO USO ESSENCIALISTA DA CATEGORIA TRABALHO NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11656. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11656. Acesso em: 17 jul. 2024.