PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO PERTINENTE BUSCANDO COMPREENDER A FACE OCULTA DA INDISCIPLINA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1667Palabras clave:
desejo de saber, ensino-aprendizagem, escutaResumen
Discute o ensino e a aprendizagem em sala de aula focando a relação professor-aluno na modalidade superior a partir de um relato de experiência. Toma como subsídio teórico para a discussão, elementos da psicanálise freudiana, por considerá-la pertinente na compreensão de atitudes corriqueiras que dizem respeito aos afazeres pedagógicos, muitas vezes dissimulados por atos “psicológicos” que transparecem no contexto docente e discente, o qual é revestido por conflitos inerentes à psiquê que ali reluta em aprender o que aparentemente pode parecer não lhe dizer nada a respeito. Aborda o ato de ensinar como relacional e permissivo ao desejo inconsciente daquele que supostamente demanda ou não em ser ensinado, num movimento saudável ou perverso. Enfatiza a importância da escuta em seu sentido lato, para que o ato pedagógico não seja atropelado pelos ruídos “psicológicos”.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
SZYMANKI, M. L. S.; TAVEIRA, S. M. de A.; RIQUETTI, I. C. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO PERTINENTE BUSCANDO COMPREENDER A FACE OCULTA DA INDISCIPLINA ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 235–242, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1667. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1667. Acesso em: 19 abr. 2025.
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Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente
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