PERFIL DA COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO

Autores/as

  • Ralf Hermes Siebiger Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17936
Agencias de apoyo
CNPq

Palabras clave:

Conselhos Municipais de Educação, Composição, Legislação, Estado de Mato Grosso.

Resumen

O presente texto discute e problematiza a composição dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) do estado de Mato Grosso, no que diz respeito a seus membros, considerando as diferentes representatividades previstas nos textos legais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental em uma amostragem de 22 (vinte e dois) CMEs do estado, perfazendo um universo de 33 (trinta e três) normas consultadas, referentes às leis de criação desses conselhos e alterações posteriores nos textos legais. Enquanto resultados, verifica-se, na composição dos conselhos observados, a predominância de representantes da esfera pública escolar (órgãos e instituições relacionados à educação), seguido de representantes da esfera pública não escolar (legislativo, judiciário e de outros órgãos/entidades do executivo não-vinculados à educação), e da sociedade civil (compreendendo alunos, pais de alunos, entre outros), dentre as demais categorias de representatividade. Destaca-se que a quase totalidade das leis estabelece uma distinção entre as esferas pública e privada ao definir a vinculação de cada representante, bem como uma incidência considerável de imprecisões em relação aos tipos de segmentos representados. De uma maneira geral, constata-se, na composição desses conselhos, a presença significativa de vagas destinadas a representantes do próprio poder executivo, provavelmente devido ao fato de o Estado ser o responsável por instituir esses conselhos, bem como a necessidade de haver maior precisão em relação à definição do tipo de representação, evitando-se, assim, dubiedades em relação aos requisitos para se tornar membro de um CME.

Biografía del autor/a

Ralf Hermes Siebiger, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Mestre em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na área de Políticas e Gestão da Educação, especialista em Políticas Públicas e Planejamento Educacional pela Universidade Gama Filho (UGF), graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/Ufrgs) na área de políticas de educação superior, e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Conselhos Municipais de Educação do Brasil (GEP-CMEBr/UFU). Professor Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na área de Metodologia Científica. E-mail: ralf@unemat.br.

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia - Barra do Garças/MT. Tem experiência na área da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, pós-graduação e políticas educacionais. É lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT).

Publicado

29-08-2018

Cómo citar

SIEBIGER, R. H.; NEZ, E. de. PERFIL DA COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17936, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17936. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17936. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Conselho Municipal de Educação