MOVIMENTO DA REFORMA DA EDUCAÇÃO GLOBAL NO CHILE: ENTRE CONTINUIDADE E MUDANÇA DE PARADIGMA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.23917
Agencias de apoyo
Palabras clave:
Movimento Global de Reforma da Educação - SIMCE - Responsabilidade baseada em testeResumen
Muitos dos sistemas educacionais do mundo optaram por se organizar sob o que chamam de "Movimento Global de Reforma da Educação" (GERM). No caso do Chile, esses princípios foram implementados desde o golpe de estado (1973-1990), com um lugar especial de prestação de contas e avaliação em nível nacional (censo), por meio do Sistema de Medição da Qualidade da Educação (SIMCE). Após o "movimento dos pinguins" de 2011, que é considerado uma das maiores manifestações sociais desde o retorno à democracia, foram questionados o lucro, a qualidade e a alta segregação do sistema educacional chileno. Como resultado dessas mobilizações, foram aprovadas três leis: Lei de Garantia da Qualidade (2011), Lei de Inclusão (2016) e Nova Educação Pública (2018). Nesse contexto, a contribuição a seguir discute os aspectos que ainda estão presentes no “Movimento Global de Reforma da Educação” na legislação educacional chilena, com ênfase especial nos elementos vinculados à prestação de contas por meio do SIMCE.Descargas
Publicado
01-06-2020
Cómo citar
ARREDONDO GONZÁLEZ, E. D. I.; PINO YANCOVIC, M. MOVIMENTO DA REFORMA DA EDUCAÇÃO GLOBAL NO CHILE: ENTRE CONTINUIDADE E MUDANÇA DE PARADIGMA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.23917, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.23917. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23917. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
Parte I - Políticas de avaliação educacional
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.