AS INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.24358Palabras clave:
Avaliação em larga escala, Organismos Internacionais, Qualidade da Educação.Resumen
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada para tese de doutorado onde discuto as influências dos organismos internacionais nas políticas desenvolvidas no sistema educacional brasileiro e no estado do Paraná, em específico, o desenvolvimento do sistema de avaliação em larga escala. Objetiva-se compreender como as políticas de âmbito federal são incorporadas, adaptadas e aprimoradas em âmbito estadual refletindo na operacionalização do sistema educacional e criação do sistema próprio de avaliação em larga escala. O percurso metodológico da pesquisa foi pesquisa qualitativa, incluiu analise de documentes e pesquisa bibliográfica. Como resultado da pesquisa fica evidente que influencia dos Organizamos Internacionais resultou na implementação de políticas compensatórios, que seguem princípios como gerencialismo, performatividade e produtividade no contexto educacional no Estado do Paraná.
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